24152-a-querida-jabuticaba-e-alem-de-saborosa-1200x630-3.jpg

RECEITAS DE JABUTICABA

Hidrolândia é a cidade das jabuticabas, é com essa maravilhosa fruta muito pode ser aproveitado, veja algumas das receitas com essa maravilhosa fruta.

1634733511996-receita-geleia-jabuticaba.jpg

GELEIA DE JABUTICABA

Além de saborosa, a geleia de jabuticaba é muito fácil de fazer! Outra vantagem é que ela é extremamente durável, ou seja, pode ficar meses na geladeira, desde que tenha sido armazenada da forma correta.

Fazer geleias também ajuda a evitar o desperdício, para não perder as jabuticabas, caso a produção tenha sido farta e não consiga consumi-las in natura. E vamos à receita!

Ingredientes

  • 1 litro de água

  • 2 xícaras de açúcar comum ou de açúcar demerara

  • 1 kg de jabuticaba

Modo de preparo

Primeiro, higienize bem as jabuticabas colhidas.

Em seguida, você pode amassá-las com um pilão ou colher (esse passo é opcional, já que, quando estão sob altas temperaturas, acabam abrindo) ou colocá-las diretamente na panela, cobertas pela água. Deixe no fogo por, aproximadamente, 20 minutos.

Depois, retire as jabuticabas da panela e, com a ajuda de uma peneira, coe o líquido, separando as cascas e restos de polpa. Eles podem ser descartados ou utilizados para fazer um delicioso suco.

Então, volte o líquido já coado para a panela e acrescente o açúcar. Esse ingrediente é fundamental para geleia, porém, se acrescentado em excesso, pode prejudicar o sabor da fruta. Mantenha em fogo baixo por, aproximadamente, 40 minutos, até atingir o ponto de geleia.

Ainda quente, coloque a geleia em potes de vidro e deixe esfriar. Se forem vedadas da forma correta, podem ser armazenadas fora da geladeira por até 3 meses. Mas, depois de abertas, devem ser sempre refrigeradas.

Dica 

Para saber se a geleia está no ponto, durante o processo, coloque uma pequena quantidade (uma colher chá) em um prato e incline. Se escorrer muito rápido, é preciso mais tempo de fogo. Se for lentamente, está no ponto!

mousse_de_jabuticaba_4872_orig.jpg

MOUSSE DE JABUTICABA

Vamos aproveitar para fazer um das minhas sobremesas favoritas, de modo simples, o mousse de Jabuticaba é uma sobremesa ideal para dar aquela diferenciada na mesa de domingo!

Ingredientes

  • 3 xícaras de jabuticaba

  • 2 xícaras de água

  • 2 xícaras de leite de coco

  • 1/2 xícara de amido de milho

  • 2/3 xícara de açúcar cristal (ou demerara)

Modo de preparo

1- Coloque as jabuticabas e a água numa panela e leve para cozinhar. Quando as cascas de todas as frutas se romperem, desligue o fogo.
2- Transfira o suco para um recipiente passando por uma peneira, esmague bem as frutas para sair a polpa. Irá render aproximadamente 2 xícaras de suco.
3- Numa panela, adicione o suco de jabuticaba, o leite de coco, o amido de milho e o açúcar cristal. Misture bem até o amido de milho dissolver e ficar homogêneo.
4- Leve ao fogo médio e mexa sem parar até engrossar.
5- Transfira para um recipiente e deixe esfriar em temperatura ambiente. Depois leve a geladeira por aproximadamente 4 horas, ou até a musse ficar gelada e consistente.